terça-feira, 3 de maio de 2011

Etiqueta para viver melhor


Na Consultoria de Imagem uma das coisas que analisamos e buscamos aperfeiçoar no cliente é o seu comportamento.

Acreditamos que de nada adianta estar bem vestido se as ações estão desconectadas, e acabam por minar qualquer grande produção.

A etiqueta não é somente um emaranhado de regras que dificultam nossa existência, pelo contrário, quando entendidas, essas regrinhas viram hábitos que só facilitam o convívio com o próximo.

Afinal, se pararmos para pensar, todas as regrinhas de etiqueta só nos orientam a fim de evitar gafes, desencontros e situações embaraçosas.

Por isso, resolvi listar algumas dicas preciosas (meio que esquecidas nos tempos atuais), que vão contar muito para consolidar sua imagem pessoal. Vamos a elas?

1-       Você deve mostrar a melhor versão de si mesmo para o mundo. Isso quer dizer:

* Estar sempre com a higiene em dia. Unhas limpas e cortadas, corpo cuidado (que se traduz; exames e exercícios), cabelos limpos e saudáveis, hálito puro. O cuidado com você reflete em cuidado com o próximo. Se você não se preocupa em estar bem para receber alguém, aquela pessoa entende que não tem importância para você.

* Estar trajando roupas adequadas às ocasiões sem excessos e sem desleixo. Perceber o local e horário é sempre muito importante para não errar. Nada mais chato para um músico, bem trajado, que está dando seu melhor no palco, ver que em sua platéia há pessoas de regata ou bermuda. Desnecessário e ultrajante.

* Estar com sua postura e olhar sempre traduzindo atenção e consideração às pessoas com quem interage socialmente. Ficar olhando celular a toda hora, prestar atenção em outras coisas e pessoas é muito indelicado.

* Estar munido de informações que agradam ao interlocutor. Isso é gentileza gente, saber conversar sobre algo que é importante para aquela pessoa ou grupo. Você demonstra à pessoa que se preocupou em agradá-la. Por que não?

* Ser pontual. Quando você se atrasa, mesmo que tenha justificativas plausíveis, emite uma mensagem de que não se importa com o tempo daquela pessoa.



2-       Boas maneiras são muito importantes:

* Homens ficam mais charmosos quando abrem a porta do carro para as mulheres, carregam seus casacos, certificam que elas estão caminhando do lado de dentro da calçada, levantam quando alguém chega ou vai embora, estão sempre à frente da mulher na descida de uma escada, e atrás na subida, não bebem em excesso, não fumam à mesa, nem palitam os dentes (esses 3 últimos valem para mulher também).

Esses pequenos gestos conquistam e demonstram quão aquela pessoa é significativa para você. E não custa nada, só prestar atenção e exercitar.

* Mulheres ficam mais interessantes quando evitam excessos; acessórios barulhentos, perfumes “cheirosos” demais, tratamento especial em público (benhêe, vida, paixão, entre outros), cores e padronagens extravagantes juntas e misturadas.

Delicadezas sempre são bem vindas; saltos mais baixos se as pessoas que vão estar com você são baixas, tentar falar mais baixo, sorrir sempre, enfim.

Ah, e uma dica preciosa para as donas de cachorrinhos simpáticos...Todo ser humano tem primazia sobre eles, de modo que, pessoas tem alergia, medo, não gostam de dividir elevador com cães, nem serem lambidos, e seus problemas com os bichinhos devem ser respeitados.

3-  Não seja pretensioso, racista, sexista, franco em excesso, nem julgue as pessoas pelo seu passado.  Você pode ter suas opiniões, e isso é saudável, mas lembre-se que nem todos compartilham do seu pensamento, e seu limite acaba quando começa o do outro. Nada mais desagradável e constrangedor que lidar com pessoas intolerantes.

4-  Homens e mulheres precisam estar engajados e contribuir para o mundo melhor, sem demagogias.  Nada mais antigo e sem noção que atirar lixo pela janela do carro, furar fila, não ajudar uma instituição séria que contribua com a causa de crianças ou idosos. Temos que parar de falar que os problemas sociais são só do governo. Todos somos células desse organismo. Nada como pessoas sensatas e caridosas para o universo ficar mais bonito e agradável de se viver.

 5-  Muito cuidado ao utilizar redes sociais. Quando bem usadas, são meios eficazes de relacionamento pessoal e profissional, mas fiquem atentos aos excessos. Responda os emails no máximo em 48hs, se as redes forem profissionais, poste somente informações que tenham ligação com seu trabalho, evite dramas ou atritos.

A falta de educação, de cortesia, e a excessiva individualidade tornam a vida mais difícil, e a sensatez aliada a algumas regrinhas de etiqueta surgem como uma espécie de ética do cotidiano, capazes de deixar a vida mais leve.

Seguir a etiqueta é antes de tudo se importar com os outros. E é disso que o mundo precisa!

Bjs,


Sabrina Silvian

Nenhum comentário:

Postar um comentário