terça-feira, 26 de abril de 2011

O Sex appeal dos sapatos



Talvez nenhum outro acessório diga mais a nosso respeito - ou transmita uma mensagem tão poderosa quanto os sapatos.

Eles podem indicar nosso nível financeiro e social, profissão, nossa idade e até mesmo nossa necessidade de poder e sexo.

Isso mesmo! Os sapatos tem toda uma mística sensual particular. Isso porque o pé é uma parte erógena do corpo, além de ser o ápice das pernas, outra zona altamente erótica.

Uma teoria antiga diz que o simples fato de enfiar o pé no sapato recria o ato sexual. Mais recentemente essa teoria foi fortificada com o postulado de Freud que dizia que o sapato da mulher simboliza sua vagina.

Isso explica o fetiche da maioria dos homens pelos nossos pezinhos.

Nesse contexto, e de posse dessas informações, podemos utilizar as mensagens que os sapatos carregam a nosso favor; seja projetando uma mensagem de confiança em sapatos mais “inofensivos” ou arrasando numa noite, com sapatos mais sexys.

Chamamos de sapatos “inofensivos” os modelos oxford, slipper, tênis, mocassins, sapatilhas.

Dependendo do modelo, as botas podem ser consideradas inofensivas (flat, por exemplo).

Esses calçados simbolizam a mulher pé no chão, prática, sensata, a mulher que não está disposta a ter desconforto para parecer sexy. Quando usamos esses tipos de sapatos, comunicamos que somos confiáveis e estáveis. E como esses modelos normalmente fecham nossos pés, eles passam a imagem de uma mulher centrada, que está preocupada em mostrar somente seu lado intelectual, e não deixar os homenzinhos loucos por ai...rs.

Na categoria “calçadas para matar” temos os Scarpins de salto alto, mules, babuches, sandálias amarradas nos tornozelos, botas (cano e salto alto), sandálias abertas (altas e rasteiras).

Os Scarpins de salto alto, por deixarem as mulheres impotentes, necessitadas de apoio para se locomover, deixam os homens loucos (homem adora saber que a mulher busca ajuda nele, né?), fora o elemento sadomasoquista impresso nesses modelos (botas acima do joelho também entram aqui), que podem causar dor enquanto usados.

Os modelos de amarrar, nos tornozelos, levam referências sutis de aprisionamento, domínio (coisa que homem também adora!)

Mules e babuches são modelos que deixam à mostra a parte de trás do pé, curvando a perna e dirigindo a atenção para a perna e ocultam a parte da frente. São inocentemente sensuais porque convidam a pessoa a imaginar o que está escondido.

E as sandálias abertas, de tiras, que deixam as fendas entre os dedos a mostra têm um apelo extremamente sensual, visto que as fendas dos dedos são comparados a fenda que temos no meio do seio. E não se enganem, o nosso peep toe entra na categoria sexy, pois mostram a fendinha. Portanto num ambiente de trabalho prefiram um peep com a abertura menor.

Enfim, a maioria de nós tem uma relação especial com os sapatos, talvez porque eles são nosso transporte, nosso elo com a terra. Ou, quem sabe, é o significado sensual do pé, que torna tudo o que o cobre igualmente significativo.

Os sapatos são mais que uma necessidade ou afirmação da moda. Para muitas, são uma paixão.
Precisamos somente saber usá-los.

Bjs,


Sabrina Silvian

Nenhum comentário:

Postar um comentário