segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pensamento solto sobre consumo


Vocês já pararam para pensar no que realmente é consumo?

Consumir um produto não é apenas levá-lo para casa. É também “patrocinar” uma empresa, uma estrutura, uma forma de fabricar, de vender, uma política de marketing.

Deveríamos nos fazer várias perguntas antes de qualquer compra, pois quando você consome usando os seus conhecimentos e a sua capacidade de questionar, você consome de forma consciente e tem grandes chances de não se arrepender mais tarde.

Eu realmente preciso desse produto? Qual seu custo-benefício? Por esse preço eu não deveria exigir uma coisa melhor? Que valores essa empresa fomenta na hora de promover o produto? Eu realmente posso comprar esse produto? Ele se encaixa nas minhas finanças deste mês? Eu estou comprando porque preciso ou simplesmente estou agindo por impulso? Até que ponto os meus desejos ou inseguranças estão sendo explorados?

Questionar tudo isso é sempre válido. Tentar decifrar quais valores e ideologias estão por trás das empresas é um exercício saudável. Claro que também é uma missão árdua e desanimadora pois quem faz isso normalmente é tachado de mesquinho, bobo.

Mas bobo não seria quem não dá valor ao seu dinheiro e se contenta com qualquer coisa?

Além de votar, respeitar semáforo, limites de velocidade, pagar impostos, não jogar lixo na rua, uma forma de exercer a cidadania é consumir melhor, analisar o que estão nos vendendo, de que forma e a que preço.

Pensemos nisso!

Bjs,


Sabrina Silvian

Nenhum comentário:

Postar um comentário