terça-feira, 12 de abril de 2011

A Magia do Visagismo


Incansavelmente, tenho dito que na Consultoria de Imagem trabalhamos com função e intenção. Procuramos conhecer a vida do cliente, seu dia a dia, o que ele quer expressar com sua imagem e só ai definimos uma identidade visual que funcione no seu mundo.

Não estamos interessados em colocar ninguém na moda, nem só vestir adequadamente uma pessoa. Estamos focados em tudo; tipo físico, cores apropriadas, formato de rosto, maquiagem, contraste pessoal, adornos, enfim.

 Esse conjunto todo, bem pensado, trabalhado, declara ao mundo o que essa pessoa é, através da linguagem visual.

Todo ser humano, intuitivamente sabe o que significam as linhas, suas inclinações, formas, cores e outros elementos que compõem a imagem. Isso porque existem símbolos arquetípicos que nos norteiam, ou seja, símbolos que sempre foram usados com o mesmo significado por todas as culturas.


Exemplo:

Você chega num local e observa essas duas cadeiras disponíveis para se sentar. Antes da sua escolha, em segundos, seu cérebro reconhece símbolos arquetípicos ou universais contidos nas duas poltronas; linhas retas na primeira, que remetem à segurança e praticidade, e linhas curvas na segunda, que remetem à conforto e beleza. A partir daí, você escolhe aquela que tem mais a ver com sua necessidade naquele momento ou inconscientemente com sua personalidade.

Ou seja, toda imagem contém símbolos arquetípicos, intencionalmente ou não, e quando alguém vê essa imagem, esses símbolos provocam uma reação emocional, como mensagens subliminares que agem sobre a pessoa sem que ela esteja consciente disso.

Isso também acontece com nossa imagem pessoal.

 Quando você vê uma mulher com cabelos enormes, em linhas retas, sem corte, em cima do rosto, com roupas que escondem o corpo, o que você logo pensa? Que é uma pessoa que não aprecia mudanças, que tem um lado controlador, que é fechada. E essa pessoa pode ser completamente diferente daquilo que imaginamos. Ela pode ser meiga, sensível, dedicada, habilidosa. Nesse caso, sua imagem está indo contra a sua identidade.

Por isso, na Consultoria de Imagem usamos o conceito do Visagismo (arte criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa), para nos ajudar a entender aquele ser humano, o que ele realmente é, o que ele está projetando para os outros, e assim conseguir equilibrar, na área visual, os elementos que essa pessoa traz consigo.

O resultado não é outro senão uma pessoa com uma imagem coerente e transbordando credibilidade para o mundo.

No Visagismo, (palavra derivada de visage, que em francês significa rosto = sede da identidade do indivíduo), analisamos as formas e traços de um rosto, os símbolos ali contidos, o temperamento estampado naquele rosto, o gestual intuitivo da pessoa, e com isso conseguimos customizar a imagem de cada cliente, sem o enquadrar em padrões baseados em tendências de moda.

Definimos corte de cabelo, coloração, maquiagem, modelos de roupas em cima da necessidade daquele cliente, valorizando suas qualidades.

Visagismo é personalização pura. Implica na reflexão sobre si mesmo, no abandono de fórmulas, regras, e na adoção de procedimentos que estimulem o que cada cliente tem de melhor.

Lembram que falamos que para identificar seu próprio estilo é preciso primeiro ter um encontro consigo mesmo? O Visagista promove esse encontro, da beleza interior com a beleza exterior.

O Assunto é fascinante e sem fronteiras. Em qualquer profissão, o Visagismo poderá somar.

Falaremos sempre nele, mesmo porque é uma das minhas paixões.

Nunca, com um post só, conseguiria explicar para vocês, a magia desse assunto.

Bjs,


Sabrina Silvian

4 comentários:

  1. Falar sobre visagismo é realmente muito complexo mas você conseguiu, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Pati!!! Parece que vejo o brilho no olhar de Sabrina. E seu blog está muito "rico", como dizem os paraguaios aqui. Cheio de informações interessantes!
    Saudades das duas! Beijos
    Fabiane Hippler

    ResponderExcluir
  3. Saudades de vcs tbém meninas!!! Em agosto tem mais curso em Sp...rs bjs e brigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  4. Sa vc é tudo como consultora de imagem visagista amiga!!!! perfeito. transmitiu o conceito de maneira simples e objetiva, com um texto gostoso de ler. ja disse e volto a repetir vc escreve muuuuuito bem. bjao lindeza.
    Juliene

    ResponderExcluir