quarta-feira, 30 de março de 2011

Vai um estilo ai?


Vivemos num mundo extremamente visual.

Pesquisas sobre percepção humana afirmam que 65 a 75% do que acreditamos ser verdadeiro é proveniente da visão. Trazendo para nosso contexto, isso quer dizer que, quando vemos alguém fazemos julgamentos profundos através de evidências superficiais como roupas e linguagem corporal, e que naquele momento não estamos vendo o currículo da pessoa, nem suas experiências ou potencialidades.

 Tudo o que concluímos é baseado no que vemos.

Parece ingrato sermos julgados pela nossa aparência? Sim, mas é exatamente isso que acontece. E não é uma questão programada, nem ao menos nos damos conta do que nos levou a pensar bem ou mal de uma pessoa.

Por isso, há uma preocupação emergente sobre a importância de adotar uma imagem consistente. O que quer dizer isso? Que você será visto com mais credibilidade se adotar uma assinatura visual ou um estilo próprio, único.

E o que vem a ser estilo? Tanto se fala nessa palavrinha atualmente...Poderíamos dizer que estilo é personalidade no vestir, ou que estilo é identidade pura. Em meu conceito pessoal, acredito que essas afirmações são corretas, mas tudo isso é muito teórico para a maioria das pessoas. Precisamos mostrar como isso é possível, simplificando.

Ter estilo definitivamente não é copiar alguém que é linda, bem vestida e antenada. Ter estilo nada mais é que ser você mesma! Trabalhar a intimidade com seu corpo, com sua vida, se conhecer, saber de seus pontos fortes, e traduzir isso para mundo. Claro que com algumas melhorias (tá ai a Consultoria de Imagem para isso)!

A partir da hora que o mundo perceber que suas roupas expressam o que você é por dentro; suas emoções, seu comportamento, você terá conquistado uma imagem forte, consistente, porque as pessoas perceberão verdade e coerência.

Sabe quando você anda na rua e vê pessoas multicoloridas, com excesso de combinações, que aos nossos olhos parecem não ter nada a ver com nada, e mesmo assim elas estão super a vontade, tem comportamento e movimentos interligados com a roupa? Já perceberam como nós nos identificamos com essas pessoas? Pois é, isso se dá porque nosso cérebro percebe verdade, coerência, e isso nos faz intuitivamente ir com a cara delas. Ter confiança.

Ao mesmo tempo vemos todos os dias, pessoas deslocadas encima de um salto, incomodadas com uma saia, a puxando sem parar, ou mesmo alguém todo bem vestido, refinado, mas falando alto, sendo grosseiro. São pessoas que copiam um estilo que gostaram de outra pessoa, mas esquecem de perceber se aquilo funciona no seu universo.

Isso passa para o mundo, uma mensagem de desconforto, de instabilidade emocional, e consequentemente, de desconfiança, afinal nossos olhos não sentem harmonia no que veem, e nossa percepção passa a ser negativa na hora.

Precisamos aprender a expressar nossa essência! Parar de copiar! Não tem problema achar algo bonito, interessante nos outros, mas temos que ter a noção se aquilo se parece conosco.

Sim, porque se você é espontânea, extrovertida, e até um pouco desastrada e quer parecer refinada, tudo bem, há maneiras para isso. O que se tem que avaliar é até onde se pode ir com esse refinamento, porque senão você engessa literalmente sua imagem e tira o que você tem de melhor; ser única.

Em suma, criar um estilo pessoal nada mais é que assumir quem você é; no jeito de falar, vestir, comer...adotando algumas melhorias.
Bom, acho que temos um bom tema para ser pensado e discutido durante a semana. A minha imagem reflete o que sou? Corra para armário, analise suas roupas, seus sapatos, acessórios. Eles dizem muito sobre você! 

Um abraço,


Sabrina Silvian

8 comentários:

  1. Parabéns Sabrina!!! Amei seu blog. E já te falei vc escreve superrr bem! Sucesso. Beijo grande. Fabiane Hippler

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse.
    O mundo fica muito mais legal e as pessoas muito mais interessantes se forem únicas e não cópias do consumo desordenado!

    Beijokas

    www.sosaioassimseeugostar.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente!

    Entender do que gosta, do que não gosta, o que busca, etc - é um pré-requisito para fazer escolhas mais "acertadas" e ter uma vida mais feliz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Sasá. Disseste tudo e mais pouco!!!!!!
    Adorei!!!!!!
    beijosssssss

    ResponderExcluir
  6. Lindo e cheio de essência... Esta é a Sabrina... Vou postar no meu grupo de VISAGISMO E IMAGEM no FCBK, tá?
    bjokas...

    ResponderExcluir
  7. Oi Sabrina,estou visitando seu blog por indicaçao da Ligia no FCBK, fiz o curso de visagismo e consultoria com Ilana.Visite o site www.lojascenarium.com br.Um abraco e parabens pelo Blog. Dea

    ResponderExcluir