quarta-feira, 8 de junho de 2011

Quebrando as regras


Muitas pessoas me perguntam quais as principais regras devem seguir para se vestirem melhor. Pois bem, existem mesmo essas regras?

O que há de fato há é uma pluralidade de normas coexistindo lado a lado. Tomadas separadamente elas podem ser muito severas, porém essas regras devem funcionar dentro de um contexto, como uma bússola que aponta para o norte, então cabe a cada um absorver o que dá conta.

Temos que usar essas normas a nosso favor e não deixar que elas nos aprisionem.

Para isso, sempre falo com minhas clientes que as regras terão outro nome daqui por diante, serão chamadas de filtros.

Filtro 1- Idade:

Eu, particularmente acho que nem tudo é permitido a todas as idades, mas acho também que podemos encontrar uma maneira de agradar a cliente e ao mesmo tempo, mostrar o que lhe cai melhor.

Exemplo: uma senhora gosta de roupas mais curtas. Convenhamos que ela ficaria muito mais elegante e interessante se usasse a medida certa de uma saia, mas caso ela goste muito e insista, podemos coordenar essas peças com meias calças para minimizar o efeito atrativo do look, usar um trench coat por cima, ou blusas mais clássicas para quebrar a sensualidade da saia, enfim, tentar jogar a atenção para outras áreas do seu corpo que não somente as pernas.

Devemos entender que quando uma pessoa usa roupas que não refletem sua verdadeira idade, de duas uma; ou ela projeta ao mundo uma mensagem de mulher que não consegue lidar com o amadurecimento, ou ela não viveu intensamente o que deveria viver quando era mais nova e agora quer correr atrás do tempo perdido. “A juventude” está sendo cada vez mais esticada, de modo que, está se tornando um estado permanente em vez de uma fase de transição. E isso é tudo, menos saudável.

Filtro 2- Ocasião:

Bom, aqui temos que ser objetivos. No ambiente de trabalho imperam regras de vestuário relativamente mais rigorosas; roupas clássicas e neutras. Em festas durante o dia podemos optar por tecidos mais fluidos, em cores mais claras e chapéus. Em eventos noturnos são permitidas cores mais fortes, vibrantes, saltos mais altos, maquiagem mais marcada. Homens: quanto mais tarde o evento mais escuro o terno, menos acessório e mais refinado o sapato (evite mocassim com terno).

Logicamente que cada evento tem seu Dresscode, e é de bom tom constar no convite a que se refere a tal comemoração. Isso ajuda o convidado a escolher melhor. Ir com roupas inadequadas é extremamente ultrajante. Seja para menos, quando não queremos nos produzir tanto, ou para mais, quando exageramos na produção. A mensagem aqui é sua festa não é tão importante para mim a ponto de eu caprichar, ou o motivo de sua comemoração é o que menos me importa, eu quero é aparecer, brilhar! Tenhamos cuidado com o sentimento alheio, isso também é ser chique.

Filtro 3- Moda e tendências:

Todo mundo que está seguindo a moda, está adequado e bem vestido.

Isso definitivamente não é uma regra. Aliás, muito pelo contrário. Quantas vezes conhecemos vítimas da moda usando tudo ao mesmo tempo e pecando feio no quesito harmonia? Temos que aprender a usar a moda tendo controle sobre ela, pois ela é irracional, consiste na mudança por mudança.

Caso não tenhamos esse discernimento, corremos o risco de virar um outdoor ambulante, e refletir para os outros que somente por termos peças da moda, somos alguém de valor.

As regras em geral tendem a se tornar muito mais frouxas com o tempo, isso porque, se começarmos a colocar foco na nossa criatividade e sensatez, conseguiremos substituir o código do vestuário por outro, mais livre que o imposto atualmente. Mais nosso.


Bjs,

 Sabrina Silvian

Nenhum comentário:

Postar um comentário