Nos últimos tempos,
meninas apaixonadas por moda, roupas, maquiagens e sapatos começaram a dar seus
“pitacos” no mundo virtual. Foi o surgimento dos blogs de moda.
A idéia inicial era
expor opiniões, compartilhar idéias, criticar, apresentar novos olhares e
trazer um frescor à velha e cansativa escrita de moda. No entanto, com o passar
do tempo, ao invés do conteúdo dos blogs se profissionalizar, o que vemos é uma
infinidade de blogs de pessoas despreparadas, deslumbradas, que trazem posts
idênticos, falam da mesma bolsa e acabam irritando muita gente com seus looks do dia, twittadas sem
fundamento, divulgação de marcas sem critério, tudo em busca de ser a blogueira
mais pop e a rainha dos jabás.
Por ser um veículo
ágil de informação, uma plataforma dinâmica, esses blogs deveriam se atentar
para alguns parâmetros, dentre eles o da ética. Basta oferecer um sapato à uma
blogueira e ela fará vários posts sobre aquela marca, influenciando,
fantasiando pessoas, seres humanos que estão ali para buscar informações, ajuda
para seu dia a dia. Blogs de moda estão cedendo à sedução barata e sem muito
critério. O que é uma pena!
Pena também é ver
colegas de profissão entrando nesse jogo, promovendo marcas e esquecendo o
verdadeiro espírito, ensejo da Consultoria de Imagem. Nossa função antes de
tudo tem um viés educador, humano, de ajudar o próximo.
Lógico que o que é
bom, o que acrescenta, prevalece. Mas precisamos saber filtrar, selecionar
nossas leituras, e principalmente saber questionar. Quem está escrevendo
conhece do assunto?
Em uma moda que
procura ser relevante, é indispensável uma crítica de qualidade, algo que faça
a engrenagem sair do lugar comum. Os blogs não precisam de idéias absurdas de
originais para serem bons, mas nós precisamos fazer nosso papel, sermos
leitores também qualificados.
Bjs,
Sabrina Silvian
Adorei seu comentário e concordo 100% com ele.
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